terça-feira, 13 de abril de 2010

O Pólen

O pólen é um pó muito fino, que se apresenta em minúsculos grãos recolhido pelas abelhas, Verificação ortográfica quando estas pousam nas pétalas das flores, para colherem o néctar. Este é levado para dentro das colmeias em pequenas bolsas e nas patas, dentro da colmeia ele é varrido com as mesmas, e é aplicado nas células dos quadros, onde se dá a fermentação, que se designa por "pão de abelha". As abelhas podem carregar entre 100 a 120mg de pólen, igual ou aproximadamente metade do seu peso. É uma das matérias primas mais utilizadas no fábrico do mel, é consumido pelas abelhas adultas, e é fornecido às larvas operárias e aos zangões após o 3º dia de desenvolvimento. É essencial para a reprodução das abelhas, para produzirem cera e geleia real e a abelha operária necessita de se alimentar de pólen.
O pólen é o único alimento conhecido que possui todos os nutrientes essênciais necessários para uma boa saúde do nosso organismo. É portador de vitaminas dos grupos A, E, K, C, P e mais a B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12, C e D.
Para um bom equilibrio do organismo basta comer 1 a 2 colheres de chá de pólen simples/dia, mas também pode juntar com iogurte. É um suplemento que fica barato e é saudável .
O pólen:
- Aumenta a sensação de bem estar e de bom humor.
- Aumenta os níveis de energia, resistência e vitalidade.
- Auxilia o controlo de peso, o processo de digestão, controla a diarreia e alivia a prisão de ventre.
- Combate a artrite, a artrose, o reumatismo, a perda de memória, a queda de cabelo, inflamações, o cansaço e a fadiga.
- Fortalece a flora intestinal, musculatura, a visão, as paredes das artérias, das veias e dos vasos sanguíneos, o sistema respiratório, nervoso e urinário.
- Melhora o desenvolvimento estrutural, emocional e intelectual das crianças e coordenação motora e reflexos precisos.
- Normaliza os níveis de colestrol e triglicerídeos, as funções cardiovasculares, digestivas.
- Retarda o processo de envelhecimento porque consegue rejuvenescer as células, estimula os orgãos e glândulas, dá-lhe mais energia e ajuda-as a viver mais tempo.
Máscara de polen:
Misture uma colher de pólen com uma gema de ovo. Se tiver a pele seca junte azeite, se tiver a pele gordurosa substitua o ovo por sumo de limão. Aplique a máscara na cara e no pescoço massajando ligeiramente, deixe actuar durante meia hora. Retire com àgua.

2 Comentários:

Às 17 de abril de 2010 às 15:33 , Blogger Margarida Ribas disse...

Muito interessante a forma como as abelhas processam a recolha e transporte do pólen.
Mas como é que eu faço a máscara de pólen? É que eu nem pensar em criar abelhas!!! Ou é um produto comercializado. Estou a falar a sério, o pólen existe à venda? Bjs

 
Às 28 de abril de 2010 às 15:50 , Blogger Elisabete disse...

Vende-se em algumas ervanárias e apicultores,quantos Kg queres?
Já este ano as minhas abelhinhas produziram algum pólen!Bj

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial